20 maio 7 Sugestões para Superar a Crise Atual
Quase todos agora esperam uma maneira para superar a crise atual, pois o ano de 2020 pegou praticamente todos de surpresa. Quem imaginaria que hoje estaríamos enfrentando uma pandemia Global e que as lojas, escolas e diversos negócios tiveram que parar seja por determinação de órgãos públicos ou simplesmente para se proteger da contaminação.
Talvez você que está lendo este artigo esteja pensando: “É correto, temos que parar, o sistema de saúde está em colapso?”, ou talvez, “Isso é um absurdo, não podemos parar, quem vai colocar comida no prato da minha família”.
Infelizmente, seja qual for o seu pensamento, não podemos ir contra a determinações governamentais, e neste caso é uma ameaça ao seu negócio quando analisamos a matriz SWOT ou FOFA, pois é uma medida externa que certamente atingiu seu negócio em cheio.
Então o que fazer neste período, há solução para superar a crise?
Cada caso é um caso, mas neste artigo vou recomendar 10 ações que podem ajudar o seu negócio no cenário atual ou posterior a paralisação.
Vamos lá!? Superar a Crise!
#1 – Faça a Matriz FOFA
A matriz FOFA é uma ferramenta que ajuda a identificar imperfeições e desenvolver a sua empresa. Já que nos permite analisar nossas Forças e Fraquezas verificando essas condições no ambiente interno, ou seja, quando depende apenas de si.
As Forças são fatores internos da sua empresa, que estão sob seu controle e que trazem algum tipo de proveito ou vantagem para o seu negócio.
#2 – Ações Após Análise FOFA
Com a análise FOFA é possível que você encontre maneiras que permitam manter o trabalho da sua empresa durante a crise. O exemplo é talvez se beneficiar do Delivery, ou utilizar meios remotos para continuar oferecendo os seus serviços.
O importante é, que se existir uma maneira coloque-a em prática o quanto antes, com bastante planejamento e organização.
Exemplos: Academias podem dar aulas através de vídeos, enviar materiais. Muitas escolas estão praticamente realizando atividades em EAD. Realizar atendimento personalizado, talvez no lar, mas sem esquecer dos protocolos de higienização.
#3 – Educação – Aprenda Mais
Ficar em casa não pode ser sinônimo de descanso ou férias, é preciso se preparar para o futuro, e estudar é um bom caminho. então procure buscar o que falta na sua empresa que pode ser aprendido com um bom livro, um curso ou até através de vídeos no Youtube. Nós estamos na era do informação, na qual encontramos praticamente tudo o que precisamos direto na internet.
Separar um tempo para desenvolver novas habilidades através do estudo é uma tarefas não somente do proprietário do negócio, como também dos seus colaboradores. Desta maneira é possível voltar ao mercado com mais conhecimento e produzir coisas novas, saindo na frente de todos que ficaram parados.
#4 – Mantenha-se Conectado com seus Clientes
Nas empresas que eu colaboro com o marketing a primeira decisão que tomamos é não brigar por novos clientes, mas manter os que já temos. Como se consegue isto? Simples! Comunicação.
Há diversos canais de comunicação disponíveis no mercado hoje, e pode acreditar… é possível utilizar os principais sem qualquer custo. Não acredita, então vamos lá:
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, todas são gratuitas e com essas ferramentas é possível manter seus clientes atualizados em relação as suas ações durante a quarentena.
Whatsapp: Meio de comunicação que estamos a todo tempo conectado, e com ele é possível enviar mensagens aos seus consumidores e fidelizá-los.
E-mail Marketing: Para uma comunicação direta, com informações privilegiada, este é um mecanismo indispensável, mais indicado para conteúdo que não deve ser público.
Website: Se você tem um site é hora de deixá-lo melhor, atualizar e criar conteúdo para o seu público, afim de fortalecer a marca. Se ainda não tem um site, agora é hora de desenvolver um, nem que seja um gratuito como Wix, ou com investimento baixo, mas com alto padrão como WordPress.
Mas Atenção: não utilize essas ferramentas apenas para divulgar seus produtos, enviar correntes, passar notícias ruins. É momento de estreitar a relação Negócio x Cliente. Panfletar enviando artes de produtos e serviços dificilmente vai te ajudar neste momento. Escreva! Seja você mesmo, faça os ouvir a sua voz ao ler a mensagem.
#5 – Faça um Planejamento Financeiro
O Ministério da Economia estima que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil terá queda de 4,5% em 2020 (G1), essa informação já deve ligar o alerta a todas as pessoas, não somente aos empreendedores, por isso faça um planejamento financeiro pessoal e também do seu negócio. Veja se há alguma reserva, se vai conseguir manter funcionários, ou se vai precisar realizar ajustes. Essa ação precisa ser minuciosa, se sua previsão é de queda nas vendas, então analise onde pode realizar cortes sem comprometer significativamente na qualidade dos seus produtos e serviços.
#6 – Pratique Sinergia
Há pessoas neste momento que tem criado soluções, outras que estão apresentando bastante dificuldades, mas juntos podemos encontrar maneiras de crescer. Não acredite que caminhar sozinho é melhor e mais fácil, encontre pessoas certas, troquem conhecimento e experiências e colabore um com o outro. Esse pode ser um bom momento para encontrar parceiros.
#7 – Acredite na Vitória
Agora é questão de acreditar, não criar pânico, ter medo e se recolher em lágrimas, pois isso não resolverá a situação. Acreditar e agir de maneira correta é a chave para a vitória, domine sua mente, pensamentos e o coração, é fundamental ter equilíbrio em meios as adversidades. E caso você esteja tranquilo, sem muitos problemas, permaneça assim.
#Bônus: Ferramentas Interessantes
Meu Plano de Negócio: Excelente para planejar sua empresa, não é gratuita, porém muito barato para o que oferece
MailChimp: Envie e-mails para uma lista de contatos de forma gratuita.
Canva: Faça suas artes de maneira fácil e sem pagar por isso.
Espero que este artigo ajude você a Superar a Crise atual, e saia fortalecido quando isso tudo passar, porque vai passar!
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