23 fev Como Criar Logotipo que Fique na Cabeça
Como Criar logotipo e jamais ter o sentimento ter sido esquecido por alguém?
Exatamente, não ser lembrado é uma situação constrangedora e só significa que você não deu bons motivos para que isso acontecesse.
O logotipo é importante justamente porque sua função é fazer sua empresa ser lembrada. O foco logotipo não é falar dos serviços que a sua empresa faz ou dos valores que ela segue. O logotipo deve fazer sua marca ser lembrada!
Neste artigo, você vai descobrir algumas formas de ser lembrado através do logotipo. Há aqui exemplos de logotipos dos mais comuns, como os dois primeiros e exemplos de estilos pouco usados, mas eficientes também. O último tipo de logo que listei é um ótimo exemplo disso…
Nada é tão certo quanto o ditado “a primeira impressão é a que fica”, quando se trata do mundo dos negócios. Portanto, uma empresa sem um logotipo é uma empresa incompleta aos olhos do mercado.
Naturalmente, o primeiro passo é decidir como deve ser essa representação. Neste caso, são quatro tipos: nominativa, figurativa, mista e tridimensional.
Vamos lá!
Nominativa: é quando o logotipo é apenas letras ou números sem qualquer figura, desenho ou imagem.
Figurativa: É o oposto da nominativa. É quando é representando por alguma imagem, ou alfabeto diferente do nosso.
Mista: como o próprio nome diz é uma mistura composta com nominativa e figurativa. Sendo assim, é a mais indicada, já que divulga o nome da empresa e cria um “retrato” para a mesma, facilitando sua identificação e dando uma visão sobre o negócio.
Tridimensional: É mais complicado explicar esse tipo de logotipo, mas vamos lá. A marca tridimensional é bem diferente das mais comuns, pois engloba um design ao invés de apenas uma representação gráfica, exemplos são as embalagens de refrigerantes e perfumes.
Caso você ainda esteja em dúvida, faça uma pesquisa de logotipos e veja quais agradam mais e então parte para o próximo passo.
A Montagem do seu Logotipo
Na verdade, a maneira mais indicada para desenvolver seu logotipo é contratar um profissional de criação. Geralmente os especialistas são os Designers Gráficos.
Alguns profissionais irão realizar um briefing capaz de tornar visível o que se espera. E, então, basta aguardar, aprovar e explorar o que foi produzido.
Agora, se não deseja gastar muito, é possível comprar um logotipo em diversos sites, o mais indicado é o Graphiriver. Nele, você encontrará algo que o agrade.
No entanto há uma desvantagem: Sua marca não será exclusiva, uma vez que qualquer um pode comprar o mesmo desenho que o seu. Por isso, investir um pouco mais e procurar um profissional vai trazer algo inovador, original e exclusivo.
E, claro, no site da Graphiriver você até vai adquirir um logotipo. Entretanto, você precisará de programas para fazer modificações, como Corel Draw, Photoshop ou Illustrator.
Você leu Como Criar um Logotipo, agora veja também: COMO ESCOLHER UM NOME PARA EMPRESA?
Sem Comentários